A limpeza não é algo tão simples, ela pode explicar até suas atitudes e seu bem-estar. Algumas pessoas podem até se surpreender, já que há fatos surpreendentes que ligam o psicológico com a higienização do lar.
Segundo o psicólogo Leonard Verea, a limpeza e a organização ajudam o cérebro a receber mensagens organizadamente. “É comum perceber que pessoas bagunceiras e desorganizadas trabalham com mais dificuldade. Além de perder um tempo tentando achar as coisas, o cérebro associa a limpeza e a bagunça com a desorganização”, alerta o profissional.
Muitas vezes, a desorganização pode estar associada a problemas de saúde e ser também um sintoma de algo maior. “Na depressão, por exemplo, é comum as pessoas deixarem as coisas para a última hora e acabarem se desorganizando; no déficit de atenção, a desorganização também é um dos sinais” explica o psicólogo.
É possível até sentir mais liberdade com um armário mais organizado. “Limpá-los faz com que consigamos jogar fora coisas que não servem mais para nada. E isso se reflete na vida, fazer uma limpeza, arrumar gavetas, armários, ajuda a pessoa colocar sentimentos para fora e seguir a diante”, explica Verea.
Mas nem sempre uma casa limpa é sinônimo de felicidade, o importante é que uma casa seja sempre um espaço relaxante e aconchegante para as pessoas descansarem, aliviarem o estresse do dia a dia e curtirem um tempo com quem se ama.
Dr. Leonard F. Verea
http://www.verea.com.br
11 5051 2055